F1: MORREU NIKI LAUDA

O mundo da Fórmula 1 está de luto. Faleceu Niki Lauda. Piloto austríaco campeão mundial de F1 por três vezes, duas pela Ferrari (1975 e 1977) e pela McLaren (1984), deixa consternados todos quantos o conheciam e com ele privaram ao longo dos anos.

Niki Lauda faleceu aos 70 anos e o anúncio foi feito pela família. O piloto tinha sido submetido, nos finais do ano passado a um transplante de pulmão, mas o seu estado de saúde agravou-se.

Niki Lauda que em 1976 sobreviveu a um brutal acidente em Nürburgring travou várias batalhas pela vida. A última, o transplante de pulmão a que foi submetido, seria mais uma, na sequência de tantas outras. Mas, acabou por não conseguir suplantar as complicações que se seguiram à operação.

Atualmente ligado à Mercedes como mentor é lembrado por Dieter Zetsche, presidente da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Cars: “O mundo do automobilismo perdeu seu maior lutador. A família Mercedes perdeu um mentor incrível. E eu perdi um amigo verdadeiro. Obrigado Niki!”.

A notícia difundida no site da Daimler sublinha “a comunidade automobilística e toda a família Daimler estão de luto pela perda devastadora de Niki Lauda. O tricampeão mundial de Fórmula 1 e empresário faleceu pacificamente na noite de segunda-feira, aos 70 anos, cercado por seus familiares mais próximos”.

Niki Lauda em Silverstone, em 14 julho de 2017.

Ola Källenius, CEO eleito da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG, acrescentou: “Estamos lamentando a perda de uma pessoa muito especial que mostrou espírito de luta fantástico. Niki Lauda alcançou um enorme sucesso e teve um enorme impacto no automobilismo. Ele era um piloto de corrida excepcionalmente talentoso e uma verdadeira inspiração como empresário. Sua família está em nossos pensamentos neste momento triste”.

Na notícia destaca-se ainda que “em 2012, Niki Lauda foi nomeado presidente não-executivo da Mercedes-Benz Grand Prix Ltd. Enquanto exercia esse papel, Niki venceu os campeonatos mundiais de Fórmula 1 de pilotos e construtores com a Mercedes-AMG Petronas Motorsport cinco vezes consecutivas entre 2014 e 2018”.

“Niki será sempre uma das maiores lendas do nosso desporte – ele combinou heroísmo, humanidade e honestidade dentro e fora do cockpit”, disse Toto Wolff, chefe de equipa da Mercedes-AMG Petronas Motorsport. “Niki, você é simplesmente insubstituível, nunca haverá outro como você. Foi uma honra chamá-lo de nosso presidente – e meu privilégio de chamá-lo de amigo meu”.

Também a Ferrari recorda esta terça-feira Niki Lauda, na sua página, ao republicar a entrevista com o piloto intitulada “The Face of Courage – A Face da Coragem”.

Niki Lauda com os príncipes do Mónaco.

“Gostaríamos de lembrar Niki Lauda, ​​republicando uma entrevista que o ex-campeão da Ferrari deu a Nick Mason em Viena em 2012 para a revista oficial da Ferrari. A vida de Niki Lauda superou qualquer roteiro de filme: três vezes campeão do mundo, duas vezes com a Ferrari, ele também era um empreendedor no setor de aviação, um comentarista de televisão e um consultor inestimável. Ele mostrou caráter extraordinário por toda parte, superando muitos momentos difíceis e dramáticos, e seu rosto permanecerá um testemunho de sua coragem”, palavras de Nick Mason e Jason Barlow.

#TablierMagazine
Fonte: Daimler / Mercedes-Benz / Ferrari

Related posts